Durante a presidência de Biden, a administração dele se focou em aumentar os investimentos na fabricação interna. Um dos principais feitos foi a assinatura da Lei CHIPS e Ciência em 2022.
Essa lei tem como objetivo investir impressionantes 280 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, além de reforçar a produção de semicondutores nos Estados Unidos.
Nos últimos anos, a Intel se destacou como uma das empresas que mais se beneficiaram dessa injeção de recursos da Lei CHIPS. Com o aumento do investimento em infraestrutura de inteligência artificial (IA), especialmente em data centers e chips, eu até acreditei que a Intel poderia colher bons frutos com a nova administração.
Mas, após uma recente notícia da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), minha confiança deu uma balançada.
Agora é hora de dar uma olhada nas últimas mancadas da Intel e entender porque o anúncio da TSMC pode ser um grande golpe contra a sua rival americana.
Ano passado, a Intel faturou 53,1 bilhões de dólares. Apesar de ser uma queda de só 2% em relação ao ano anterior, os resultados do setor de fundição da empresa foram mais preocupantes.
A divisão de Foundry da Intel teve uma baixa de 7%, no que gerou 17,5 bilhões de dólares em 2024. Esse departamento enfrenta a TSMC, que controla quase 60% do mercado global de fundição. Com a Intel Foundry desacelerando mais rápido que o restante da empresa, minha confiança em ela se recuperar em relação aos concorrentes antigos está estremecida.
Para piorar, a Intel acaba de anunciar que a abertura de uma nova fábrica em Ohio foi adiada para 2030. Antes, a previsão era que a planta estivesse funcionando entre 2023 e 2026, mas agora vai ficar pra próxima década.
Em 4 de março, a TSMC anunciou um investimento de 100 bilhões de dólares nos EUA para construir três fábricas, duas para embalagem e um centro de pesquisa e desenvolvimento. Esse investimento vem logo depois de um projeto de 65 bilhões de dólares no Arizona, onde a TSMC está ampliando capacidade de produção.
O movimento da TSMC visa fortalecer a relação operacional com grandes clientes como Nvidia, AMD, Broadcom e Qualcomm.
Nas últimas semanas, várias gigantes da tecnologia, parte do chamado Magnificent Seven, deixaram claras suas intenções de investir em infraestrutura de IA nos próximos anos. À primeira vista, você poderia imaginar que a Intel se beneficiaria do aumento dos gastos com capital (capex) dos grandes players da IA.
Porém, a TSMC percebeu as dificuldades da Intel e vejo o seu novo investimento de 100 bilhões de dólares como uma estratégia para solidificar ainda mais sua posição dominante no mercado de fundição.
Apesar de ter um relacionamento próximo com o governo dos EUA, a Intel não apresentou progresso significativo com os recursos do CHIPS Act. Isso me deixa com a pulga atrás da orelha sobre a possibilidade de acreditar em um futuro promissor para a empresa.
Rolou até um papo sobre uma possível parceria entre a Intel e a TSMC, mas até agora não vi nada sério surgir. Na minha visão, uma aliança produtiva com a TSMC ou uma aquisição pela TSMC poderiam ser as melhores soluções para a Intel agora.
A Intel parece perdida e tá ficando para trás em relação à sua maior concorrente, especialmente em um momento em que a revolução da IA está em alta. No fim das contas, acho que os investimentos da TSMC nos EUA podem ser um xeque-mate contra a Intel.
Já se sentiu como se tivesse perdido a chance de comprar ações de sucesso? Então você precisa saber disso.
Em raras ocasiões, nosso time de analistas lança uma recomendação para ações que acreditamos que vão crescer bastante. Se você está preocupado por já ter perdido a oportunidade de investir, agora é a melhor hora para agir, antes que seja tarde demais. E os números falam por si:
Nvidia: se você tivesse investido 1.000 dólares quando dobramos a aposta em 2009, você teria 292.207 dólares!*
Apple: se você tivesse investido 1.000 dólares quando dobramos a aposta em 2008, você teria 45.326 dólares!*
Netflix: se você tivesse investido 1.000 dólares quando dobramos a aposta em 2004, você teria 480.568 dólares!*
Agora, estamos fazendo alertas de “dobrar a aposta” para três empresas incríveis, e pode não haver outra chance como essa tão cedo.
A equipe tem posições na Nvidia. As recomendações incluem empresas como Advanced Micro Devices, Intel, Nvidia, Qualcomm e Taiwan Semiconductor Manufacturing. Também recomendam opções de venda nas chamadas de maio de 2025 da Intel.