O Norges Bank Investment Management (NBIM) está prestes a entrar com tudo no mercado de energia limpa! Eles vão comprar 49% de dois projetos de energia eólica no mar: o Nordseecluster na Alemanha e o Thor na Dinamarca, por uns 1,4 bilhões de euros (cerca de 1,5 bilhão de dólares) da RWE.
A RWE vai ficar com 51% e vai continuar cuidando das obras e da operação dos parques eólicos, que já estão em construção. Isso significa que eles estão bem envolvidos no processo!
A grana total da negociação coloca os projetos na casa de 2,87 bilhões de euros, com o investimento do NBIM podendo chegar a 4 bilhões, já que eles vão financiar a parte deles da construção dos parques eólicos sem precisar de empréstimos externos. Legal, né?
A transação deve ser finalizada até o começo do terceiro trimestre de 2025, dependendo de algumas aprovações. Então, a coisa toda ainda está em andamento, mas já dá para ficar animado!
Falando do Thor, esse projeto vai ser o maior parque eólico offshore da Dinamarca, com uma capacidade de 1,1 GW e 72 turbinas de 15MW. Ele vai fornecer energia para mais de um milhão de casas dinamarquesas todo ano e deve estar funcionando totalmente até 2027.
Já o Nordseecluster será localizado perto da ilha de Juist, na Alemanha, e terá uma capacidade de 1,6 GW com 104 turbinas de 15 MW. Isso vai ser suficiente para abastecer cerca de 1,6 milhão de lares na Alemanha!
O Nordseecluster será construído em duas etapas: a Nordseecluster A, com 600 MW, e a Nordseecluster B, com 900 MW. A A deve estar completamente operando em 2027, enquanto a B em 2029. Outra grande promessa!
Esses projetos vão trazer uma grana bem estável a longo prazo, o que é bom para reduzir riscos. Com a renda garantida, dá para relaxar um pouco mais, né?
Além dessas iniciativas, a RWE também está tocando as obras do parque eólico Sofia na Inglaterra e do OranjeWind na Holanda. É muita coisa acontecendo no setor de energia renovável!